Pesquisar
Close this search box.

8 cheiros que os gatos detestam — conheça os efeitos que eles podem causar na saúde do seu bichano

Os gatos possuem um olfato muito apurado, cerca de 100 vezes mais desenvolvido do que o dos humanos. Com isso demonstra que eles conseguem identificar cheiros os quais nós nem sequer distinguimos.

 Contudo, essa habilidade é primordial para esse felino-eles utilizam o olfato para guiá-lo no ambiente, detectar sua caça e bem como para se interligar com outros gatos.

Sobretudo, o olfato do gato tem cerca de 200 milhões de células olfativas, diante de menos de 20 milhões aproximados dos humanos, assim esses felinos dispõe de um sistema olfativo extremamente apurado.

Essa impressionante capacidade olfativa proporciona a eles que diferenciam uma série de cheiros de uma maneira mais refinada e sobretudo imprescindível. 

Do modo que, numerosos odores em relação aos seres humanos no qual são admissíveis ou até mesmo prazerosos, mas para o felino são excessivamente fortes, ocasionado uma reação adversa em virtude da sensibilidade desenvolvida e aprimorada. 

Através da sua percepção aperfeiçoada, alguns odores deixam o bichano desconfortável, mesmo para seu tutor seja inofensivo, mas para eles é extremamente indesejável.

 Até parece esquisito, a título de exemplo, no qual o cheiro do maracujá seja repulsivo ao animal, contudo, veja que os felinos, é oposto a nós nesse requisito.

No entanto, nem todos os cheiros são apreciados pelos gatos. Alguns deles, inclusive, podem ser bastante desagradáveis para eles, e até mesmo causar problemas de saúde.

 Neste blog, proponho conhecermos 8 cheiros que os gatos detestam e quais são os efeitos que eles podem causar na saúde do seu bichano.

1. Cítricos

citrus pnj

Os cítricos, como limão, laranja, tangerina e lima, são um dos odores que os gatos mais detestam. Isso sucede porque eles contêm óleos essenciais irritantes para o sistema respiratório do gato.

 No momento em que o gato aspirar o cheiro cítrico, consegue apresentar sintomas como espirros, tosse, dificuldade para respirar e até mesmo conjuntivite.

2. Vinagre

vinagre 000

O vinagre também é um cheiro que os gatos detestam. Ele é um ácido que pode ser irritante para o nariz e a boca do gato.

 No momento em que o gato absorve o cheiro do vinagre, há possibilidade de apresentarem sintomas como espirros, coceira no nariz e na boca, e até mesmo náuseas.

3. Perfumes e fragrâncias fortes

mini frasco000

Os perfumes e fragrâncias fortes, como os usados em cosméticos, mesmo que para nós humanos não faça, não cause nenhum problema. Os perfumes e produtos de limpeza, também são um cheiro que os gatos detestam. 

Eles podem ser demasiadamente perturbadores para os felinos, assim causando irritação nos olhos, nariz e garganta do gato. Apresenta sintomas como espirros, tosse, lacrimejamento e até mesmo vômitos.

4. Pimenta vermelha

pimente000

 É um ardente natural que tem o potencial de causar desconforto ao gato. Logo que o gato entra em contato com a pimenta vermelha, é muito provável que apresente sintomas como dor, coceira e irritação na pele.

 Em casos mais graves, a pimenta vermelha pode causar até mesmo queimaduras na pele do gato.

5. Hortelã-pimenta

hortelã-pimenta000

É outro cheiro que os gatos detestam. Ela é um repelente natural para gatos e pode causar irritação na boca e no nariz do gato.

 Quando um gato aspira o cheiro de hortelã-pimenta, é possível apresentar sintomas como espirros, coceira no nariz e na boca, além de tudo pode acarretar vômitos.

6. Cravo-da-índia

cravo da india000

Também é um cheiro que os gatos detestam. Ele é um irritante natural que pode causar até mesmo alteração na boca e no nariz do felino. 

Quando um gato inspira o cheiro de cravo-da-índia, ele desenvolve sintomas tais como espirros, coceira no nariz e na boca, até chegar ao ponto de vomitar.

7. Desinfetantes à base de cloro

Os desinfetantes à base de cloro podem ser muito, mas muito prejudiciais para os gatos.

 Acarretando irritação nos olhos, nariz e garganta. Levando os gatos a apresentarem sintomas como espirros, tosse e lacrimejamento.

8. Fumo de cigarro

cigarro000

Outro cheiro que os gatos detestam, e que pode ser muito prejudicial à saúde deles. 

O fumo de cigarro contém toxinas que podem causar problemas respiratórios, cardíacos e até mesmo câncer nos gatos.

Conclusão

É importante conhecer esses 8 cheiros que os gatos detestam para evitar expor seu bichano a eles. Se você precisar usar algum produto que tenha um cheiro forte, tome cuidado para que seu gato não tenha contato com ele. Também é importante manter o ambiente onde seu gato vive limpo e livre de fumaça de cigarro.

Se você notar que seu gato está apresentando sintomas como espirros, tosse, lacrimejamento ou outros problemas respiratórios, procure um veterinário para descartar qualquer problema de saúde.

Você também pode gostar: