Pesquisar
Close this search box.

Saiba quanto tempo depois da castração o gato fica calmo!

Para muitos, esperar que o comportamento do seu gatinho mude imediatamente após a castração. Contudo, esse procedimento gera algumas mudanças no hábito do bichano. Porém, saiba quanto tempo depois da castração o gato fica calmo?

Geralmente, fica a dúvida na cabeça do tutor em relação ao procedimento de castração em seu animalzinho. Apesar de aparecer algumas dúvidas, o procedimento é recomendado em grande parte por evitar ninhadas indesejadas, aumento expansivo e até o desenvolvimento de doenças.

Sobretudo, a castração gera mudanças comportamentais. No entanto, se o felino é aquele que gosta de aproveitar a noite para aprontar alguma, o procedimento pode até dar uma baixa nessa energia, deixando-o mais caseiro.

Demora para o gato se acalmar depois da castração?

Muitos tutores, quando castram seu bichano, querem que o efeito do procedimento seja instantâneo, no entanto, essa mudança no seu comportamento pode levar algum tempo. Mas, acontece gradativamente.

Como tudo que é novo requer um tempo, isso também acontece na vida do felino depois da castração. As mudanças comportamentais do felino requerem um período para dar seus primeiros sinais.

Nos três meses não vemos nenhuma mudança brusca em seu comportamento, pois, ainda continua com seu instinto mais andejo, já que, os hormônios continuam presentes no organismo. Acontecendo em ambos como machos e fêmeas, assim podendo demonstrar ainda o desejo de cruzar e de sair.

Para muitos, é quase impossível segurar a ansiedade para ver os primeiros sinais, apresentados por seu bichinho. Contudo, mesmo sabendo que é um processo lento.

Lembre-se que a castração só atua inclusivamente nos hormônios do gatinho. Uma vez que, seus traços de personalidade não mudam em absolutamente nada. Contudo, certos comportamentos felinos vêm exclusivamente seus antepassados selvagens, isso quer dizer, que é difícil de serem retirados, mesmo sendo castrados.

A castração altera o comportamento do gato?

Os bichanos tendem a ficar mais calmo

Como explicado anteriormente, a cirurgia tem papel fundamental apenas na produção dos hormônios do organismo do bichano. Verdade? A castração, no entanto, é apenas a retirada do útero e ovário da fêmea e os testículos do macho.

Contudo, isso faz com que o animal não produza mais hormônios? Na realidade, não. Mas, acontece que a produção de hormônio passa a ser em quantidade menor. De fato, alguns comportamentos que tenham influência dos hormônios acabam por ser amenizados.

Assim, alguns comportamentos são fáceis de serem identificados nos gatos. Como, por exemplo, os machos, após a castração, deixam de marcar território com a sua urina, até diminuir seu ímpeto de briga.

Contudo, as fêmeas, deixam de entrar no cio, uma vez que, passa seu período menstrual. Sobretudo, a fêmea não tem mais a carência e miados altos.

Dessa maneira, o gato castrado fica mais calmo com certeza. Suas alterações ficam ainda mais evidentes com a diminuição dos instintos por território e de cruzamentos.

Entretanto, não é possível determinar com clareza o tempo exato após castrado que o gato ficará calmo. Uma vez que, cada gato possui sua única característica e personalidade. Sendo tarefa para seu tutor observar e analisar as mudanças no comportamento do gato.

Mesmo castrado, o gato continua com o mesmo comportamento?

Geralmente, sim, pois, a certos casos que o animal não apresenta tantas mudanças de comportamento, ou são alterações leves e difíceis de identificá-la. Embora, tenha casos, que essa quietação e os instintos selvagens fazem parte de sua personalidade.

Apesar disso, esse bichano pode apresentar algum tipo de desconformidade em seu organismo. Tal como, apresentar, após a cirurgia o gato retoma, o impulso de cruzar, e a gata persistir no cio, nesse caso é melhor levar o bichano(a) para uma consulta com o veterinário.

Só castrado resolve a calma do gato?

gato brincando

Justamente após programar o tempo da castração desse gato, portanto é de suma importância apreender imediatamente formas de trazer para seu bichano calmaria.

Como adicionar brinquedos que seja atrativo para seu bichano:

Bolinhas

Varinhas

Arranhadores

Catnip

Ratinhos de brinquedo

São excelentes atrativos para tirar o estresse do bichano. Além de uma opção para trazer ainda mais alegria e estímulos que possam fazer com que seu gato venha se exercitar, já que, quando o animal é castrado, ele fica mais quieto.

Qual a idade exata para poder castrar o gato?

castração

É aconselhado castrar ambos aos 6 meses de vida para o bichano ter desenvolvido praticamente o trato reprodutivo, evitando a obstrução uretral apropriado ao diâmetro resumido na genitália dos machos como aumentar o risco de incontinência urinárias nas fêmeas.

Procedimento cirúrgico é perigoso?

Qualquer intervenção cirúrgica pode expor o paciente a algum grau de risco. Mas, considerando a castração vista como um procedimento simples e seguro para médicos veterinários.

Porém, para evitar alguma coisa que possa levar esse animal a algum risco, é indispensável que o gato, antes da cirurgia, faça exames para saber se tem alguma anomalia que o impeça.

O que acontece com o gato depois da castração?

É de suma importância saber que as primeiras 48 horas, devido à incisão, o estresse que o processo da intervenção cirúrgica, ocorrer: sonolência, vômito, falta de apetite como sintoma ser comum no gato.

Alimentação Apropriada.

Gato se alimentando

Gatos castrados carecem de uma alimentação demasiadamente mais nutritiva e pautada, com uma composição que fornece tudo que seu organismo precisa.

 Uma que a remoção dos órgãos e baixa hormonal, assim de modo que seu metabolismo mude rigorosamente, exigindo uma dieta com uma quantidade elevada de proteínas e minerais no menu.

Geralmente hoje está mais acessível encontrar rações distintas para seu bichano que decorreu de procedimento de castração. Sobretudo, produtos que contêm os nutrientes essenciais para uma dieta completa.

Conclusão

Muitos acham que cuidar de um gato castrado pode ser trabalhoso, mas isso, acaba por ser um ato de amor, de um modo que cria um laço afetivo muito forte entre seu tutor e seu bichano, difícil de explicar somente com palavras.  

Você também pode gostar: