Pesquisar
Close this search box.

Tico-tico: 8 curiosidades sobre essa ave do nosso Brasil

Tico-tico uma ave esplendorosa que você deve conhecer!

Conheça um pouco mais sobre o Tico – tico, ave de nome científico Zonotrichia capensis, sendo simplesmente adorada pelos criadores de passarinhos do Brasil.

 Juntos descobriremos algumas curiosidades sobre esse magnífico pássaro de canto único.

Canto do tico – tico

Com um bonito e, ao mesmo tempo, simples melodioso canto do macho, é motivo de nomes para a espécie, pois, em determinada região, é conhecido como bom dia seu chico como outros nomes.

canto

O Nome Tico-tico tem origem na língua tupi, muito devido ao chamado da própria espécie.

Pular para comer

Uma espécie encontrada em quase todo Brasil, desde o sertão até os pampas Gaúcho, o Tico – tico, é comumente visto pulando no chão enquanto se alimenta de frutas e insetos que são base da sua alimentação.

Afinal, esses pulinhos que eles dão ajudam a revirar folhas e terra na procura de alimentos.

Macho Brigão

São aves territorialistas, principalmente quando chega a época de reprodução, uma vez que os casais defendem com unha e bico seu território contra a invasão de indivíduos da sua espécie, e como bons de bico.

macho briga

Contudo, a maneira que o Tico – tico usa para expulsar seu oponente não por meio violento como lhe dando bicada, mas sim, pelo canto, desse modo ele afasta qualquer ameaça a seu território.

Embora ouvimos o canto como algo bonito em relação ao pássaro, eles usam de forma para demarcar território.

Odeia espelhos

Uma vez que o Tico-tico não gosta de espelhos, vemos muitas das vezes eles brigando com seu próprio reflexo por vários minutos.

Já que esse comportamento é provável no período reprodutivo da espécie, isso acontece entre os machos quando estão disputando território.

Pois acreditam que aquele reflexo se trata de outra ave.

Sotaque

Existem espécies de pássaros que o canto muda dependendo da região. Sobretudo, isso não é diferente do Tico – tico, pois seu canto também difere da região onde eles vivem.

sotaque

Essa variação de canto do Tico-tico acontece uma vez que, eles pertencem a uma linhagem na qual os mais jovens aprendem a cantar ouvindo os adultos.

Por ser uma ave de ampla distribuição dessa maneira acabam por possuírem vários dialetos dependendo da região.

Vítima do Chupim

A princípio o tico-tico é uma vítima em potencial para o Chupim, já que a fêmea dessa espécie adora colocar seus ovos no ninho do tico-tico.

 Principalmente para que eles encobrem e criem seus filhos, uma vez que seus ovos são parecidos com o do tico-tico, assim induzindo a fêmea a chocá-lo.  

Tico- tico vs Pardal

Para o leigo nesse mundo dos passarinhos, por mais que para alguns seja difícil de confundir um tico-tico com pássaro, ainda tem aqueles que confundem com o pardal.

A princípio, se prestarmos atenção, o tico-tico tem uma listra negra na cabeça e um marrom meio ferrugíneo na nuca, dando esse contraste para ambas espécies.

Outros tico-ticos

Nosso amiguinho, Zonotrichia capensis, não é o único passarinho a receber o nome de tico-tico, ao serem catalogadas 15 espécies brasileiras, propriamente chamadas de tico-tico.

Entre eles: tico-tico-rei, tico-tico-rei-cinza e o tico-tico-do-campo como todos os do gênero Arremon que vivem mais em áreas florestais.

Conclusão

Espero que tenham gostado de saber sobre essas 8 curiosidades sobre o tico-tico.

Você também pode gostar: