Pesquisar
Close this search box.

7 raças de cachorros pequenas para você ter em apartamento

7 raças de cachorros pequenas para você ter em apartamento que não dão problema algum.

Está a procura de um amiguinho para fazer companhia e não sabe qual raça escolher. Pois, não tem espaço suficiente para colocá-lo.

Então! Se essa é sua dúvida de qual cachorrinho adotar, que tal você dar uma olhada nessa lista de 7 raças de cachorro pequenas para você ter em um apartamento, sendo um mais lindo do que outro e cada um com sua característica que você pode descobrir qual combina mais com você.

Além, de se adaptar a qualquer espaço, são super calmos e carinhosos com seu tutor. Sem sombra de dúvida esses pequenos vão fazer você se apaixonar.

Para deixar tudo fácil para você, criamos uma lista das 7 raças de cachorros pequenas de tal maneira a exemplificar cada característica dessas raças.

Yorkshire

O Yorkshire pequeno no tamanho, mas com uma energia de porte grande, é excelente para quem mora em apartamento. 

Yorkshire

Mede: 14 a 25 cm;

Peso: 4 kg;

Expectativa de vida: 15 a 16 anos

Temperamento: Dócil, brincalhão e muito tímido, é um excelente companheiro para quem deseja ter um amiguinho.

Yorkshire são extremamente fofos e carinhosos, possuem uma pelagem longa e sedosa com uma personalidade vibrante para um cachorro a da sua estatura.

 São cães que vivem em alerta o tempo todo, além de serem bastante inteligentes; por isso, é frequentemente escolhido para ser animal de companhia.

Dão super bem com outros animais e com pessoas, isso tudo só acontece com de fato se forem socializados precoce, pois isso evitar que tenham comportamentos agressivos como excesso de dominância.

Quem vê tamanho não imagina que esses pequenos são extremamente elétricos o tempo todo. Além de precisar de uma certa rotina de exercícios para manter sua saúde em dia.

Problema: O maior cuidado que deve-se ter em relação aos Yorkshires são os problemas dentários.

Pois a raça possui uma mandíbula pequena que deixa em certo momento os dentes sobreposto ao outro, assim acumulando com mais facilidade tártaros e bactérias. Como também a problemas respiratórios como colapso de traqueia.

Maltês

Essa raça é simplesmente demais para quem mora em apartamento, além de lindo, adora um colo e chamego do tutor.

malte

Mede: 20 a 25 cm

Peso: 3 a 4 kg

Expectativa de vida: 12 a 14 anos

Temperamento: São extremamente educado, carinhoso, sociável e amigo de pessoas e de outros animais.

Maltês, além de lindo, é muito brincalhão e adora o chamego de seu tutor e membros da família. Sobretudo é uma raça muito elegante e chama a atenção por conta da sua pelagem predominante branca.

Com uma elegância que deixa qualquer cachorro de pelos em pé. Sua pelagem se destaca por ser longa e muito sedosa, e, totalmente branca que requer até um certo cuidado em relação à sujeira.

São conhecidos por ser uma raça muito apegada ao dono. Vira e mexe estão sempre em busca de companhia e afeto. Em geral, se dão super bem tanto com pessoas como com outros animais, mas não são muito apegados a crianças.

Geralmente aprendem muito rápido a comandos, mas não são animais muito ativos, dessa maneira se dão muito bem tanto em apartamento como ambientes internos.

Problema: Devido ter sua pelagem predominante branca, se não for bem higienizada pode ocorrer problema de peles, como é de extrema necessidade a limpeza na região abaixo dos olhos devido o acúmulo de lágrima ácida.

O malte tem uma predisposição genética a ter problemas cardíacos.

Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão)

Essa raça é sem dúvida nenhuma favorita para quem mora em apartamento, são muito dócil, ágil e inteligente.

lulu

Mede: 20 a 26 cm

Peso: 1 a 3 kg

Expectativa de vida: 12 a 16 anos

Temperamento: É uma raça extremamente dócil, inteligente, ativa e meio desconfiada em relação às pessoas que não são do seu convívio. 

Lulu da Pomerânia, também conhecido como Spitz Alemão, essa fofura de modo geral, se identifica bastante com atividades e brincadeiras, uma vez que aprende com seu dono. 

Essa raça se dá super bem em ambientes internos como apartamento. Tem uma relação de afeto muito forte com seu tutor e com toda família.

Em comparação às outras raças de pequeno porte, o Lulu da Pomerânia é mais reservado e cauteloso com a presença de estranho no ambiente de convívio e estão sempre atentos ao barulho, podendo está sempre pronto avisar qualquer coisa que seja anormal.

Não é recomendado para se ter em ambiente comercial como em um lugar que tenha uma circulação de pessoas muito alta.

Embora seja dócil, não é muito sociável com outros animais em seu convívio. Mas podem ser socializados enquanto são novos e assim criar um vínculos um com o outro.

Pelo: Sua pelagem é densa, dupla e de comprimento médio a longo, como não costuma perder muito pelos, também requer cuidado especial na higiene como escovação diária para evitar formação de nós. 

Problema: Por serem muito ativos e de pequeno porte se devem ter um cuidado em partes. Pois eles podem apresentar algum problema relacionada a sua locomoção. Eventualmente pode ocorrer acidentes como queda de certos lugares como cama, sofá que são muito altos para a raça, assim causar lesões de patela, isso é quando joelho sai do lugar, luxação do quadril e até fraturas.

Pug

Esse pequenino se adapta facilmente a ambientes com pouco espaço.

pug 1

Mede: 25 a 27 cm

Peso: 6 a 8 kg

Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Temperamento: Esse pequeno é super afetuoso e brincalhão e adora receber carinho o tempo todo.

É uma raça que ficou muito popular entre os animais de estimação devido principalmente ao seu tamanho e seu temperamento super amigável. Tem um corpo pequeno mais musculoso de estrutura quadrada.

Sua característica mais distinta da raça é a sua cabeça, pois como parâmetro a seu corpo ela é considerada grande, com um focinho achatado e de olhos grandes e chamativos.

Pelagem: Normalmente tem pelos curtos, que perdem bastante pelos.

São bastante sociáveis e muito carinhosos e se dão super bem com toda família como com outros animais de estimação. São inteligentes e também teimosos em relação ao treinamento, pois um bom treinamento é de profunda importância para manter o equilíbrio.

Problema: Sofrem com a síndrome dos braquicefálicos, além de roncam bastante, principalmente, devido a essa síndrome e dificuldades respiratórias.

Geralmente têm problemas oculares, locomotores e possuem uma certa facilidade no ganho de pesos.

Shih Tzu

Esse lindo pequeno e amigável e excelente opção para quem mora em apartamento.

Shih
l

Mede: 20 a 26 cm

Peso: 4 a 7 kg

Expectativa de vida; 12 a 16 anos

Temperamento: Alegre, brincalhão, amigável e muito sociável em relação a pessoas e animais.

Uma raça que esbanja alegria, além de extrovertida e adora brincar, sendo ótimo para quem mora em apartamento.

Pelo: Pelagem longa e necessita uma escovação diárias para evitar o aparecimento de nós, um ponto positivo que mesmo tendo pelos longos essa raça não sofre com queda de pelo.

Problema: É uma raça que apresenta uma certa facilidade a ter ocorrência de problema respiratório. Muito devido a seu focinho achatado que tem como nome” braquicefálicos” de modo que acabam por ter uma dificuldade para respirar.

Além da respiração outro problema que a essa raça trem é em relação à pele como dermatites, infecções bacterianas, fungos e problemas nos ouvidos.

O Shih Tzu é ideal para quem deseja ter um animal amoroso e brincalhão; além de gostar de criança, aprecia a companhia e o carinho de seus tutores. E se adaptam muito fácil a rotina de seu dono.

Aprendem alguns comandos básicos e, ao mesmo tempo são teimosos e até temperamentais de maneira que dificulta assim seu adestramento.

Esse pequeno gosta mesmo de passear e brincar o tempo todo. Mesmo a raça não sendo muito ativa, tornando-se uma ótima opção para se ter em apartamento ou mesmo em casa.

Dachshund

Essa raça de cachorro se adapta facilmente a espaços pequenos.

Dachs

Mede: 20 a 22 cm

Peso: 5 a 13 kg

Expectativa de vida: 12 a 14 anos

Temperamento: extremamente curioso, corajoso e brincalhão, o dachshund acaba por ser um excelente companheiro.

Conhecido popularmente também como salsicha, se destaca principalmente por sua estrutura física única.

 Possuem corpo comprido e baixo e com pernas bem curtinhas e robustas. Essa estrutura que essa raça tem foi um resultado de séculos e seleção da raça com intuito de rastrear e caçar presas em tocas subterrâneas.

Isso já diz muita raça que não é bom criar esse pequeno robusto junto de outras raças e de gatos e até roedores devido seu comportamento de caça.

São extremamente curiosos e sendo que alguns podem parecer focais, ao latirem para expressar sua excitação ou para mostrar algo a seus tutores.

Pelagem: A uma variação quando parte para sua pelagem, por existirem os Dachshund de pelo curto, pelos longos bem como de diversas cores, geralmente sofrem muito com quedas de pelos.

Problema: As principais doenças que a raça tem estão relacionadas à locomotora. Tendo um destaque principal para o problema de coluna. Sendo a doença do disco intervertebral também conhecida popularmente como Hérnia de disco.

Principalmente devido a sua estrutura corporal. Fazendo com que eles tenham uma predisposição a essa doença.

Buldogue Francês

Outros vivem muito bem em pequenos espaços.

bull

Mede: 29 a 34 cm

Peso: 7 a 14 kg

Expectativa de vida: 9 a 11 anos

Temperamento: Conhecido por ter um temperamento bem tranquilo, alegre e muito dócil com toda família.

Com uma aparência física diferente e com uma personalidade amigável, possui uma pelagem curta e bem macia, sendo disponível em várias cores e padrões, contudo, tem predisposição para ter uma perda de pelos incomum.

Extremamente ligados a seus tutores e sempre vai em busca da companhia de seu dono quando possível. São amigáveis e muitos brincalhões o tempo todo. Leal com a família e se dão muito bem com crianças e com outros bichinhos de estimação.

Embora tenha seus atributos, o buldogue francês é um pouco teimoso. Isso pode ser a parte chata pois, pode dificultar seu treinamento.

Problema: Com sua característica física única, a raça tem uma predisposição a ter inúmeros tipos de doenças.

Pois devido seu focinho curto e achatado o Buldogue Francês tem problemas respiratórios como uma certa dificuldade para regular sua temperatura, isso se chama síndrome do braquicefálico.

Também são propensos às doenças locomotoras como luxação de patela como displasia de quadril como problemas de alergias e cardíacos e oculares.

Conclusão

Lembre-se que cuidar de um cão necessita de cuidados adequados como levá-lo ao médico veterinário fazer exercícios e uma boa alimentação.

Você também pode gostar: