Pesquisar
Close this search box.

Periquito-australiano: Saiba tudo sobre esse passarinho barulhento

Periquito-australiano ou periquito — comum, conhecido por seu nome científico “Melopsittacus undulatus.” Se caracteriza por ser uma espécie pequena da classe de ave da família do psittacidae.

Não é de admirar que esse passinho barulhento tenha ganhado seu espaço de bichinho de estimação. Uma vez que é um excelente companheiro com personalidade dócil, amigável, colorido e com seu canto vibrante.

Visto que é uma ave doméstica que pode ser criada em qualquer ambiente, além de fácil adaptação. Contudo, não precisa de autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro de Animais e Meio Ambiente).

Característica

Hoje principalmente temos várias cores de periquitos-australianos espalhados por todo mundo. Mas sempre temos aquela com padrão de cada indivíduo, e sendo assim o periquito-australiano não ficaria de fora da sua coloração padrão.

Contudo, suas cores originais predominantes são o verde e o amarelo com destaque amarelo na testa do adulto. Em contrapartida, os jovens tem lista pretas que vão até sua narina.

Com pintas roxas na região da bochecha, azulada ou preta. Suas penas de voo são pretas com um contorno de um lindo verde e um amarelo. Uma vez que suas asas têm lindo desenhos de coloração preta e as penas das caudas são azuis e esverdeadas.

Tamanho do periquito-australiano

Com apenas 18 cm de comprimento, o periquito-australiano, pequeno mais com destaque para sua beleza inconfundível.

Pesa aproximadamente entre 30 a 40 gramas.

Com destaque para a coloração de seus pés que puxa para um cinza azulado. Uma vez que seus dedos dois são posicionados para frente e dois para trás. Essa forma dos dedos permite que eles subam em barrancos, troncos verticais como o manuseio de alimentos.

Com bico extremamente pontudo tendo seu maxilar superior do bico totalmente por cima do maxilar inferior.

Uma vez que seu bico é ligeiramente diferente das outras espécies de psitacídeos como araras, papagaios e outros da sua espécie. Contudo, seu bico ainda é forte.

Vida na Natureza

Como seu nome já diz !Periquito-australiano. São encontrados em diversas regiões da Austrália, com exceção das áreas costeiras do leste como também no extremo sul do oeste.

Uma vez que podem ser encontrados em outros países como África do Sul, Porto Rico, Japão, Suíça e Nova Zelândia.

Formam grandes bandos. Contudo, não existe hierarquia entre o grupo.

Uma vez que o periquito-australiano são nômades, vivem então sempre mudando de locais constantes à procura de alimentos e água.

Predador na Natureza

Ave de rapina

Primeira descrição do periquito

Essa ave pequena magnífica foi descrita pela primeira vez pelo botânico e zoológico inglês George Shaw em 1805. Assim recebendo seu nome científico atual Melopsittacus Undulatus, pelo ornitólogo inglês John Gould em 1840.

O nome Melopsittacus tem origem grego antigo. Sua tradução significa papagaio melodioso. Já o nome da espécie Undulatus em sua tradução fica ondulado, isso principalmente devido aos desenhos de lista preta nas penas.

Reprodução do periquito-australiano

Quando chega o período de reprodução. O macho da espécie faz uma dança de acasalamento. Dessa forma chamado a atenção da fêmea por meio de pulo para cima e para baixo nas árvores. E outra de mostra carinho, é ele bicando o rosto da fêmea como também leva comida.

Uma maneira de dissociar o macho da fêmea. É observar a caruncular que fica logo acima do bico da espécie. Pois os filhotes a cor predominante é rosa-claro sendo logo mudado na fase adulto para azul intenso no macho. Em constante as fêmeas adultas a cor será rosa ou marrom.

Essa comparação se faz em relação aos periquitos domésticos.

Sua reprodução na natureza ocorreu nos meses de junho e setembro no norte da Austrália, já na parte sul acontece entre agosto e janeiro.

Como a maioria da sua espécie é monogâmica, dessa maneira formam casal e vivem juntos por toda vida.

Construindo seus ninhos em buraco nos troncos das árvores. Eles roer a madeira desse tronco formando uma serragem fina e bem macia para depositar os ovos. Colocando entre quatro a seis ovos que normalmente é incubado por 18 a 21 dias.

No decorrer de 30 dias esses filhotes já estão emplumados. Nesse período da incubação a fêmea só se retira para defecar e se alimentar. Uma vez que nesse período o papel para o macho. 

O desenvolvimento de penas do filhote começam a partir da terceira semana de vida. Conforme o passar da quinta semana os adultos começam a sair mais do ninho. Assim fazendo com que o filhote possa, e, se acostumando com tudo em volta até começarem dar seus primeiros voam.

Estimativa da espécie

Atualmente se calcula que há cerca de 5 milhões de periquitos — australiano por todo mundo.

Criação em cativeiro periquito-australiano

mutações do  periquito-australiano

Estima-se que sua criação em cativeiro e datada desde a década de 1850. Hoje incrivelmente existem inúmeras mutações de cores dessa espécie sendo mais linda do que a outra. Para especialmente ao todo 32 espécies de mutações de periquitos — australiano.

Tendo uma diferença em relação ao tamanho do periquito selvagens que são menores. Em relação aos criado em cativeiro, já comparado ao inglês que participa de competições que são muito maiores do que os selvagens.

Alimentação

Na natureza prefere se alimentar no chão à procura de sementes de gramíneas e de capim. Sobretudo, ricos em energia assim suprido a necessidade calórica e nutritiva que precisam.

Já em cativeiro o ideal é fornecer sementeira apropriada para essa espécie como semente de girassol, alpiste entre outras.

Você também pode gostar: