Pesquisar
Close this search box.

Ararajuba — Uma ave de extrema beleza do Brasil

Ararajuba, uma ave de extrema beleza do Brasil que você descobrirá porque para muito deveria ser o símbolo do Brasil devido sua beleza e principalmente devido suas cores.

Também conhecida por guaruba, guarajuba, tanajuba, marajuba, ajurujuba e papagaio-imperial. No finalzinho do XVI, essa magnífica ave foi mencionada por Fernão Cardim, na Bahia, como uma espécie valiosa, valendo comercialmente o preço de dois escravos.

 Contudo, o nome guaruba e ararajuba derivam do tupi-guarani.

Que significa

Guará = pássaro

Ará = papagaio

Yuba = amarelo

Por que o símbolo do Brasil

Por que para muitos a ararajuba deveria ser o símbolo do Brasil? Sobretudo, porque ela só existe em terras brasileiras, logo sendo encontrada no oeste maranhense, ao sudeste do Amazonas, ao sul do rio Amazonas e oeste do rio Madeira.

simbolo brasil

Já foram vistas no passado em certas áreas do nordeste de Rondônia, também no extremo do mato-grosso, mas no atual momento não existe registro delas nesses locais.

Curiosidades

Vivem em bandos que variam de 4 até 15 ararajubas, adoram viver em árvores altas e densas da floresta amazônica.

Portanto, a ararajuba se reúne em grupos maiores no momento de dormir ou na época de reprodução até chegar no número máximo de 40 ararajubas.

Acima de tudo, o bando sempre são unidos e se interagem sempre com brincadeira e bastante carinho.

Característica 

Expectativa de vida — 30 anos

Mede — 34 centímetro;

Peso — 200 a 300 gramas;

Corpo — Pequeno;

Bico — curvo e claro;

Perna claro tom rosado.

O que realmente chama atenção nessa magnífica são suas penas com plumagem amarela com um tom de dourado esplêndido e tendo apenas no final as asas verde-escura.

Alimentação

Frutas;

Sementes;

Frutos oleosos;

Flores.

Em cativeiro sua alimentação é baseada em rações comerciais especiais para elas como sementes, frutas e vegetais.

Nunca oferecer apenas ração, uma vez que podem prejudicá — la com alguma falta de vitaminas importantes para seu organismo.

Comportamento 

São aves extremamente cativantes e inteligentes e muito persuasivas, pois onde chegam conquista todo mundo ao seu redor.

Mas também é super importante ter em mente a importância de entender as necessidades dessa ave, quando o assunto é ter uma ave como a ararajuba em cativeiro.

cativeiro

Uma vez que a ararajuba é uma espécie de ave que mais sofre com transtorno comportamental em relação às outras espécies de psitacídeos.

Pois, precisam de atenção e carinho, porém a falta ou o excesso de atençã e carinho pode desencadear uma espécie de transtorno de dependência dessa ave.

 Que devidamente não retribuído de maneira adequada pode gerar a automutilação, é quando a ave começa a arrancar suas próprias penas sendo principalmente do peito.

Reprodução da ararajuba

O período reprodutivo da ararajuba vai de agosto a setembro.

As ararajubas procuram árvores altas e ocas de aproximadamente 15 a 30 metros de altura para fazer seus ninhos.

reprodução

Assim, escavam túneis na árvore com seu bico que podem chegar a profundidade de 2 metros impedindo a ação de predadores, sendo que a fêmea coloca de dois a quatro ovos incubados aproximadamente 30 dias.

Uma vez que esses ovos não são chocados apenas pelos pais, mas conta com ajuda de ajudantes do bando até os filhotes ficarem na fase adulta.

Os filhotes são alimentados oito vezes por dia.

Quando filhote sua cor ainda não é necessariamente aquele dourado intenso, uma vez que suas penas ainda ficam um pouco escuras quando filhote, sendo sua cor padrão na muda de 1 ano.

Relacionamento ararajuba

Como boa parte da espécie do mundo todo, as ararajubas são animais monogâmicos, ou seja, formam casais que ficam juntos pelo resto da vida.

Proteção do ninho ararajuba

Os adultos sempre guardam o ninho, para evitar que predadores ataque os filhotes como os tucanos, aves de rapina, macacos e cobras.

Você também pode gostar: